Como cuidar de orquídeas

Tempo de leitura: 4 minutos

Como cuidar de orquídeas

As orquídeas são plantas ornamentais muito belas e que requerem cuidados especiais. Com os melhores cuidados é possível manter estas plantas ainda mais belas e com uma duração muito maior.

É ótimo estar perto da natureza e não há nada mais interessante do que ter orquídeas em casa. Mas é preciso saber cuidar destas plantes que requerem carinho e um trato especial.

Buscamos dicas dos maiores especialistas em jardinagem e assim conseguimos compor este artigo com as melhores dicas para você cuidar melhor das suas orquídeas. Então continue lendo e acompanhe em primeira mão os resultados deste trabalho.

Como cuidar de orquídeas: Dicas para cuidar melhor das orquídeas

Aprenda as melhores técnicas e descubra como cuidar de orquídeas de uma maneira profissional e extremamente eficaz.

Prefira os vasos de barro

Os vasos de barro oferecem mais absorção da água utilizada na regagem das plantas. Quando utilizados os vasos de plástico é preciso ter cuidados ainda maiores.

As orquídeas são plantas tropicais e gostam de água, no entanto não podem ser afogadas e os vasos de barro auxiliam neste processo. Além disso, estes vasos possibilitam a melhor circulação de ar na raiz da planta.

Profundidade da raiz

A raiz das orquídeas tendem a crescer durante o ano principalmente em algumas épocas mais especificas e assim os vasos podem ser tornar muito pequenos.

Para saber se a sua planta está bem no seu vaso é simples. A sua base precisa estar pelo menos dois dedos abaixo da borda do vaso, se estiver menor é preciso arranjar uma nova casa para a sua plantinha.

Mudança de vaso

Para realizar a mudança de vaso corretamente é preciso atentar para os novos brotos que a planta possui. Estes brotos vão se tornar novas folhas e flores, portanto, devem ser posicionados para cima.

Desta forma as suas orquídeas terão chances de crescer ainda mais rápidas e mais bonitas para a próxima estação de flores.

Montagem dos vasos

As orquídeas são plantas trepadeiras, ou seja, estão sempre se fixando em outras plantas para tirar o nutriente e a água necessária destas plantas. Para manter este padrão natural no seu jardim caseiro é preciso usar alguns truques.

O mais usual é a utilização das fibras de coco e também musgos. Desta forma a sua planta pode se fixar neste tipo de matéria orgânica e viver da melhor forma possível.

Cuidados antes da poda

As orquídeas devem ser podadas ocasionalmente para o surgimento de novos brotos e novas flores. Mas antes de sair podando a sua planta é preciso esterilizar os equipamentos de cortes necessários.

Isto evita que a planta sofra qualquer tipo de contaminação que possa comprometer a sua qualidade e até mesmo acarretar em sua morte. Esta dica faz as suas podas serem menos agressiva para as plantas e mais benéficas para a sua rebrota.

Utilize canela em pó como cicatrizante

O uso da canela em pó como cicatrizante para as plantas pode ser feito de forma manual e direta sempre que remover alguma folha. Este efeito é benéfico para a planta, pois a ajuda no seu processo natural de reparação.

Esta técnica também pode ser aplicada após a poda para os resultados serem ainda mais favoráveis com uma recuperação mais rápida da planta.

Evitando as manchas nas folhas

As manchas nas folhas das orquídeas podem ser causadas por fungos, bactérias e insetos presentes no ambiente. Para eliminá-los de forma natural é possível utilizar o tabaco, ou mais popularmente conhecido como fumo de corda.

Faça um chá de fuma de cordas e deixe esfriar. Depois basta borrifar nas plantas sempre que começar a perceber manchas ou mesmo insetos danificando a planta.

Observe a coloração das folhagens

Quando as folhas das orquídeas ficam muito escuras pode ser um indicativo de que não estão recebendo a luminosidade necessária para seu processo de fotossíntese.

Diante desta questão busque um local ainda mais apropriado para a sua planta. O ideal é que a planta receba luz solar pelos menos metade do dia. O melhor sol para Istoé o da manhã.

Adube a sua planta

Os vasos de plantas tendem a ficar sem nutrientes muito rapidamente. Justamente por isso é fundamental utilizar os melhores fertilizantes para as suas plantas.

Agora que você já sabe como cuidar de orquídeas é hora de colocá-las em prática e ter o jardim mais lindo.